Esportes

Gerson em campo, mas Cruzeiro perde; Palmeiras e Grêmio triunfam em estaduais

Estaduais 2024: Gerson apresentado em dia de derrota do Cruzeiro, Palmeiras vence clássico e Grêmio goleia A torcida cruzeirense viveu um misto de euforia e frustração no último sábado

Estaduais 2024: Gerson apresentado em dia de derrota do Cruzeiro, Palmeiras vence clássico e Grêmio goleia

A torcida cruzeirense viveu um misto de euforia e frustração no último sábado (10) no Mineirão. A apresentação do badalado meia Gerson, com festa e grande público, foi ofuscada pela derrota do time celeste para o Pouso Alegre por 2 a 1 na rodada de abertura do Campeonato Mineiro.

Enquanto a diretoria celeste celebrava a contratação de um jogador multicampeão, com contrato até 2030 e tratado como “histórica para o futebol brasileiro”, o time em campo, com escalação alternativa, sofreu a virada contra um adversário que retornava aos gramados após longo período.

Em outros estaduais, o Palmeiras estreou com vitória no Campeonato Paulista, superando a Portuguesa por 1 a 0. Já no Rio Grande do Sul, o Grêmio iniciou a competição com uma goleada sobre o Avenida, marcando 4 a 0. A rodada ainda contou com empates e vitórias em outras partidas pelo país.

Cruzeiro: Festa para Gerson, mas tropeço na estreia do Mineiro

Mais de 35 mil torcedores compareceram ao Mineirão para a apresentação oficial de Gerson. O meia, de 28 anos, chegou ao clube vindo do Zenit, da Rússia, e vestiu a camisa 97, em alusão ao ano da última Libertadores conquistada pelo Cruzeiro. O contrato firmado é válido até 2030, e o clube não divulgou os valores, mas classificou a negociação como um marco para o futebol nacional.

No entanto, a empolgação com a nova contratação logo deu lugar à decepção com o desempenho em campo. O Pouso Alegre abriu o placar logo aos quatro minutos com Alexandre. Na segunda etapa, Gabriel Tota ampliou para a equipe visitante, que retornava a disputar jogos oficiais após mais de dois anos afastada por envolvimento em esquemas de manipulação de resultados.

O Cruzeiro conseguiu diminuir o placar nos acréscimos com Kauã Prates, mas o gol não foi suficiente para evitar a derrota na estreia de Tite no comando da equipe. O treinador optou por uma escalação alternativa, composta por jogadores da base, reservas e atletas que retornaram de empréstimo, visando poupar o time principal.

A primeira rodada do Campeonato Mineiro também registrou outros resultados. Uberlândia e Tombense empataram em 0 a 0, assim como URT e North. Já o Democrata venceu o Itabirito por 1 a 0.

Paulistão: Palmeiras vence clássico e Grêmio domina no Gauchão

No Campeonato Paulista, a primeira rodada reservou o clássico entre Portuguesa e Palmeiras, disputado no Canindé. O Verdão levou a melhor, vencendo por 1 a 0 com gol de Luighi no segundo tempo. A Lusa teve Igor Torres expulso momentos antes do gol palmeirense.

A partida marcou a estreia do volante Marlon Freitas, ex-Botafogo, na equipe comandada por Abel Ferreira, que escalou um time misto. Outro jogo da rodada foi o empate por 1 a 1 entre Guarani e Primavera no Brinco de Ouro da Princesa. Raphael Rodrigues abriu o placar para o Bugre, mas Josiel, nos acréscimos, garantiu o empate para o Primavera, que faz sua estreia na elite do Paulistão.

Já o Campeonato Gaúcho teve o Grêmio como destaque no primeiro sábado de jogos. O Tricolor goleou o Avenida por 4 a 0 no Estádio dos Eucaliptos, com gols de Francis Amuzu, Wagner Leonardo, Arthur e Roger. A partida também marcou a estreia do lateral Caio Paulista e do técnico Luís Castro.

O Gauchão teve início com dois empates por 1 a 1: Juventude contra Ypiranga e Guarany contra Monsoon. Estes resultados abriram a competição estadual com placares modestos.

Outros Estaduais: Londrina arranca empate heroico e Ceará estreia com vitória

No Campeonato Paranaense, o Coritiba tropeçou em casa, empatando por 2 a 2 com o Londrina no Couto Pereira. Apesar de terminar a partida com dois jogadores a mais, o Coxa não conseguiu garantir a vitória. Iago Teles abriu o placar para o Londrina, Thiago Azaf empatou de pênalti e Wallace foi expulso. Matheus Dias colocou o Coritiba na frente, mas Kevyn empatou para o Tubarão.

O Coritiba somou seu primeiro ponto no Estadual após a derrota na rodada anterior. O Londrina, que estreou com vitória sobre o Operário, chega a quatro pontos. Na mesma rodada, Operário e Maringá empataram em 1 a 1, em reedição da última final.

No Campeonato Cearense, o Ceará estreou com vitória por 1 a 0 sobre o Floresta, com gol de Enzo Lodovico. A equipe alvinegra entrou em campo com o time sub-20. O Vozão folgou na primeira rodada e agora soma três pontos. O clube volta a campo nesta quarta-feira (14) contra o Maranguape.

Em outra partida do Cearense, o Quixadá venceu o Maracanã por 1 a 0. O Quixadá soma quatro pontos, enquanto o Maracanã segue sem pontuar após duas rodadas.