Política

Jair Bolsonaro passa por nova cirurgia em Brasília e terá endoscopia para avaliar refluxo, diz boletim médico

Boletim médico atualiza estado de saúde de Jair Bolsonaro após nova intervenção cirúrgica O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado no Hospital DF Star, em Brasília

Boletim médico atualiza estado de saúde de Jair Bolsonaro após nova intervenção cirúrgica

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado no Hospital DF Star, em Brasília, e foi submetido a um novo procedimento cirúrgico nesta terça-feira (30). A intervenção durou aproximadamente três horas e foi realizada após o ex-mandatário apresentar novos episódios de soluços persistentes.

A equipe médica informou que foi realizada uma complementação do bloqueio anestésico dos nervos frênicos, em ambos os lados. Bolsonaro está em recuperação pós-operatória da cirurgia de hérnia inguinal bilateral, realizada por via convencional.

Conforme divulgado pela equipe médica, Jair Bolsonaro deverá passar por uma endoscopia digestiva alta nesta quarta-feira (31). O objetivo do exame é avaliar um quadro de refluxo gastroesofágico que tem afetado o ex-presidente.

Novos procedimentos e tratamentos em andamento

Segundo o boletim médico, Jair Bolsonaro continua com fisioterapia respiratória e utiliza terapia de CPAP durante a noite. Medidas preventivas para trombose também estão sendo mantidas. O hospital não divulgou uma previsão para a alta do ex-presidente.

Esta não é a primeira intervenção recente de Bolsonaro para controlar os soluços. No sábado (27), foi feito um bloqueio do nervo frênico esquerdo, e na segunda-feira (29), o procedimento foi realizado no lado direito.

Internação desde o Natal e cirurgia autorizada pelo STF

O ex-presidente está hospitalizado desde o dia 24 de dezembro no DF Star. No dia seguinte, ele passou por uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral, que ocorreu sem intercorrências. A realização deste procedimento cirúrgico foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a pedido da defesa.

A situação de saúde de Jair Bolsonaro tem gerado atenção pública, especialmente pela proximidade do fim de ano e pela necessidade de novos procedimentos médicos. A comunidade local acompanha as atualizações sobre a recuperação do ex-presidente.