Mundo

Trump Anuncia Controle Americano da Petróleo Venezuelano e Captura de Maduro: ‘Vamos Fazer o Petróleo Fluir’

Trump promete intervenção direta dos EUA na indústria petrolífera da Venezuela e captura de Maduro O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um anúncio impactante neste sá

Trump promete intervenção direta dos EUA na indústria petrolífera da Venezuela e captura de Maduro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um anúncio impactante neste sábado (3), declarando que o governo americano assumirá o controle da indústria petrolífera da Venezuela. Essa medida virá após a captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, conforme afirmou Trump em coletiva de imprensa em Palm Beach, na Flórida.

Segundo o líder americano, a expectativa é que petroleiras dos Estados Unidos passem a atuar diretamente na exploração e na recuperação do setor de petróleo venezuelano. Trump classificou a atual situação como um “roubo” por parte do governo de Maduro, e prometeu: “Vamos fazer o petróleo fluir”.

A declaração de Trump surge em um momento de intensa tensão política e econômica na Venezuela, com acusações mútuas entre o governo de Maduro e os Estados Unidos. A promessa de intervenção direta na indústria petrolífera, um dos pilares da economia venezuelana, sinaliza uma escalada nas ações americanas contra o regime de Maduro. A informação foi divulgada pelo presidente norte-americano em coletiva de imprensa.

Gigantes do petróleo dos EUA para investir bilhões e recuperar infraestrutura

Donald Trump detalhou o papel que as empresas americanas teriam no país. Ele explicou que as “gigantescas companhias petrolíferas dos Estados Unidos, as maiores do mundo, vão entrar, gastar bilhões de dólares, consertar a infraestrutura petrolífera que está em péssimo estado e começar a gerar lucro para o país”, disse o presidente.

Reivindicação histórica: EUA teriam construído a indústria petrolífera venezuelana

O presidente americano reforçou o argumento de que a indústria petrolífera venezuelana teve sua origem com apoio dos Estados Unidos, antes de ser estatizada. “Nós construímos a indústria petrolífera da Venezuela com talento, empenho e habilidade americanos, e o regime socialista a roubou de nós”, declarou Trump.

Ele acrescentou, com forte tom de acusação, que “uma enorme infraestrutura petrolífera foi tomada como se fôssemos crianças”. A fala de Trump busca justificar a futura intervenção americana, alegando uma recuperação de um patrimônio que, segundo ele, foi construído com expertise e investimento dos EUA.

Maduro será levado a Nova York, afirma Trump

Sobre o destino de Nicolás Maduro, Trump afirmou categoricamente que o presidente venezuelano “será levado a Nova York em um futuro breve”. Ele não especificou a data exata para essa ocorrência, mas deixou claro que a Justiça americana terá a palavra final.

“Caberá à Justiça dos Estados Unidos decidir onde Maduro ficará detido enquanto aguarda julgamento”, completou o presidente norte-americano, indicando que um processo judicial nos EUA é o desfecho esperado para o líder venezuelano.