Bahia

Verão OSBA 2026: Músicas Clássicas e Poesia Invadem Museus e Biblioteca de Salvador Gratuitamente

Verão OSBA 2026 promete encantar Salvador com música clássica e poesia em locais icônicos e gratuitos. epleta de apresentações gratuitas, reafirmando seu compromisso com a democratização do acesso à música de concerto.

Verão OSBA 2026 promete encantar Salvador com música clássica e poesia em locais icônicos e gratuitos.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) anuncia seu Verão 2026 com uma agenda repleta de apresentações gratuitas, reafirmando seu compromisso com a democratização do acesso à música de concerto. A programação abrange desde concertos inovadores na Biblioteca Central até visitas musicais a importantes museus da cidade.

O destaque fica por conta do concerto inédito “Cecilianas”, uma fusão de música barroca de Henry Purcell com a poesia de Cecília Meireles. Além disso, o projeto “Cameratas nos Museus” leva grupos de câmara da OSBA a quatro espaços culturais, proporcionando experiências musicais únicas em ambientes históricos.

Para encerrar a temporada de verão, a OSBA realiza o “OSBREGA Concerto do Amor – Volume 3”, na Concha Acústica do TCA, com ingressos à venda. A iniciativa, segundo informações divulgadas pela Ascom/Osba, visa aproximar a música sinfônica do público em geral.

Cecilianas: Um Diálogo Musical e Poético na Biblioteca Central

Nos dias 6 e 7 de janeiro, a Biblioteca Central do Estado da Bahia será palco do concerto “Cecilianas”, às 19h. A apresentação mescla obras do compositor inglês Henry Purcell com poemas da renomada escritora brasileira Cecília Meireles. O maestro e curador artístico da OSBA, Carlos Prazeres, explica que o projeto dá continuidade a iniciativas anteriores que uniram música e literatura.

“A Orquestra Sinfônica da Bahia criou uma tradição de manter uma transversalidade com o linguajar poético. Eu senti que chegou a hora de uma mulher como Cecília Meireles ser homenageada. Uma escritora que tem uma poesia extremamente musical, inventiva e sutil, que combina com o linguajar musical emotivo de Henry Purcell”, declara o maestro Carlos Prazeres.

As apresentações de “Cecilianas” terão entrada franca, sujeita à lotação de 250 pessoas por dia, com acesso liberado a partir das 18h. A soprano Raquel Paulin, destaque na nova geração da ópera brasileira, será a solista, interpretando trechos de óperas de Henry Purcell como “The Fairy Queen, Z. 629” e “Dido and Aeneas”.

Cameratas nos Museus: Música Clássica em Espaços Culturais de Salvador

Entre os dias 5 e 8 de janeiro, a segunda edição do projeto “Cameratas nos Museus” leva grupos de música de câmara da OSBA a quatro importantes espaços culturais de Salvador. As apresentações são gratuitas e buscam aproximar a música sinfônica do público em ambientes que valorizam o patrimônio cultural da cidade.

A programação inclui apresentações no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia) no dia 5, no Museu Geológico da Bahia em 6 de janeiro, no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) no dia 7, e encerrando no Museu Eugênio Teixeira Leal em 8 de janeiro. Haverá duas apresentações diárias, às 15h e às 15h30, com diferentes formações musicais.

Participam do projeto as cameratas Quadro Solar, Bahia Cordas, Opus Lumen e Quarteto Novo, compostas por músicos integrantes da Orquestra Sinfônica da Bahia. A iniciativa visa aproveitar o período de intensa movimentação turística em Salvador para difundir a música clássica.

OSBREGA Concerto do Amor: Encerramento Afetivo na Concha Acústica

A programação de Verão da OSBA 2026 será encerrada com a terceira edição do “OSBREGA Concerto do Amor – Volume 3”, que acontecerá na sexta-feira, 9 de janeiro, às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. O concerto é dedicado aos clássicos da música romântica brasileira em versões sinfônicas.

Com regência do maestro Carlos Prazeres, o espetáculo contará com a participação dos cantores Juliana Linhares e Guigga, além da participação especial da soprano Raquel Paulin. Este concerto se consolidou como um dos encontros mais afetivos entre a OSBA e seu público, celebrando canções que marcam a memória afetiva brasileira.

Os ingressos para o “OSBREGA Concerto do Amor” já estão à venda na plataforma Sympla. A OSBA demonstra, com esta programação diversificada e acessível, seu papel fundamental na difusão da cultura musical em Salvador.